© 2019 por Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos // Silvia Mendes. Orgulhosamente criado com Wix.com

29 e 30 de Novembro, 2019 : Serra Fluminense

1° Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos

PRONTOS PARA MUDAR O MUNDO?
29 e 30 de Novembro, 2019

29/11 de 08:30 as 18:00

30/11 de 08:30 as 14:00

Câmara Municipal de Nova Friburgo - RJ

R. Farinha Filho, 50 - Centro, Nova Friburgo - RJ, 28610-280

Reunindo instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, do poder público municipal, de empresas privadas e da sociedade civil organizada, o evento servirá como uma plataforma para o intercâmbio entre os diversos participantes para a troca de informações, experiências e aprendizados no tema de gestão de resíduos sólidos.

A gestão de resíduos sólidos é um desafio, especialmente, importante para os países em desenvolvimento. As razões para isso são inúmeras e merecem ser discutidas e de alguma forma solucionada de forma a atender as regras da Política Nacional de Resíduos sólidos ( PNRS) que obriga os municípios a elaborarem um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Para a implementação da PNRS, espera-se o comprometimento do poder público e o da população. A partir dessa percepção está sendo previsto o presente evento com o objetivo de compartilhar experiências de sucesso e de competências relacionadas à gestão de resíduo de modo a estimular iniciativas que vão garantir uma gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos, desmistificando o PNRS, o qual traz diversas oportunidades para novos negócios e novos setores da economia, especialmente na região serrana fluminense. 

CERTIFICAÇÃO POR MÉRITO
SELO VERDE
 

 Inscreva-se no Evento 

NOSSOS PALESTRANTES

 

Lélia Lomardo

Engenheira Ambiental e Sanitarista (UNESA) com MBA em Gestão de Resíduos Sólidos (UCAM). Realizou cursos sobre Licenciamento Ambiental; Gestão de Projetos; Gestão e Recuperação de Áreas Degradadas; Gerenciamento de Projetos; Gestão para Resultados; Agenda Ambiental na Administração Pública; Indicadores; Desafios Jurídicos e Institucionais na Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na Ecolmeia presta serviços como Auditora Selo Verde Ecolmeia e Consultora Ambiental no Rio de Janeiro e, em Niterói, possui larga experiência em Resíduos Sólidos. Trabalha na Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e atualmente está como Presidente da Comissão A3P na referida Companhia.

Guilherme Campos

Guilherme Campos diletante da causa ambiental, com curso na área de compostagem pelo MUDA/UFRJ, Coordena a iniciativa OrganoKits Práticas Sustentáveis que tem a pretensão de através de ações, oficinas e palestras demonstrar as vantagens de inserir hábitos mais sustentáveis ao cotidiano das pessoas. Com ênfase na compostagem doméstica traça um paralelo entre a segregação de resíduos  e um consumo mais consciente  promovendo qualidade de vida, saúde e segurança alimentar. Oferece em forma de empreendimento social, um serviço de compostagem como forma descentralizada da gestão de resíduos sólidos em Nova Friburgo, reduzindo a sobrecarga dos resíduos orgânicos no aterro sanitário municipal.

Karine Mahon Rossi

Geóloga de formação (UERJ), Karine Coordena o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental da Firjan, atuando com projetos ambientais há mais de 10 anos sempre com foco em integração efetiva do gerenciamento de resíduos.

MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos – FGV e Universidade da Califórnia.

 

Especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária – UERJ

 

Mestranda em Eng. Ambiental e Sanitária – UERJ (Pesquisa: Formas alternativas de tratamento de lixiviado (chorume) de Aterro Sanitário).

Marcelo Bruno de Lima

Graduado em Química Industrial e Mestre em Química na área de Síntese Orgânica pela UFF e Pós Graduado em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Universidade Candido Mendes em parceria com o CRQ-III. Atuou na área de Cerâmicas Especiais no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), onde fez parte da comissão de implantação do SGA da Instituição. Seguiu para a iniciativa privada onde atuou como Gerente Operacional por 10 anos em empresa especializada em Gestão de Resíduos Perigosos, especialmente resíduos químicos de laboratórios e PCB ́s. Atualmente trabalha na área de Gestão Ambiental junto à Prefeitura dos Campi da UERJ como terceirizado.

Adriana Rita

Profissional com 25 anos de atuação na área de Compras com estratégias de inovação e negociação aderentes à política de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), em corporações de alta expressão nacional e internacional como Fiocruz, Rede Globo e Michelin, tendo formação em Relações Internacionais e MBA em Comércio Exterior e Negociações Internacionais pela FGV. 

Atualmente é cofundadora da startup Zada Sustentabilidade Digital aplicando seu expertise em prol da Sustentabilidade e pensamento sistêmico, na forma de educação, através do mercado de Eventos.

Danilo Pinto Silva

Engenheiro Agrônomo, especialista em Agricultura Orgânica e Compostagem.

Liliane Prohmann

Liliane Prohmann é carioca, graduada em Jornalismo pela UFF e pós-graduada em Marketing pela IBMEC-RJ, e se tornou gerenciadora de resíduos pois trabalha há 10 anos na Action Shop Serviços Ambientais. A empresa é focada em gerenciamento de resíduos para a indústria e infraestrutura urbana, envolvendo a coleta, transporte e tratamento de efluentes sanitários e industriais, e de resíduos sólidos. Além disso, trabalha com aluguel de banheiros e módulos sanitários para obras e eventos. Liliane Prohmann é produtora rural e cultiva frutas e olerícolas orgânicas. Também é consultora ambiental, desenvolve planos de gerenciamento de resíduos para empreendimentos, atua na gestão de resíduos de eventos e é Co-founder da Revidro, start up que promove a logística reversa de embalagens de vidro, tais como long necks e garrafas de destilados, em restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro.

Lucia Dantas

Graduada em Administração de Empresas com pós graduação em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo.


Membro da Rede Rio de Sustentabilidade - Eixo Resíduos.


Servidora pública a 32 anos no Instituto Nacional de Câncer.  Coordenadora da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do INCA desde 2009.

Paulo Mello 

PAULO MELLO FILHO, chef de Cozinha, permacultor e empresário há 27 anos. Fundador e Consultor da rede de Restaurantes Dona Lenha, onde criou o seu próprio sistema de gestão ambiental, destinando corretamente todos os resíduos gerados para a economia circular. Animador ambiental, fundou o INSTITUTO ECOZINHA, no qual é Diretor-Presidente. O projeto hoje envolve 92 outros bares, hotéis e restaurantes de Brasília, num movimento transformador e revolucionário no setor da hospitalidade.

Lícius de Sá Freire

Diretor – presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios.


Há 7 anos atua no sistema de gestão de recursos hídricos, está na sua segunda gestão como diretor-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio
Dois Rios.

CORA AYRES

Cora Ayres, 30 anos, carioca e jornalista por formação. Produtora de conteúdo de entretenimento e sustentabilidade no audiovisual e mídias sociais. 

 

Consultora de gestão de resíduos com foco em Lixo Zero, credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Uma das criadoras do projeto Mais Verde Entre Amigas (@maisverdeentreamigas), plataforma de informações para uma vida mais sustentável. 

 

Integrante do Coletivo Lixo Zero RJ, grupo de embaixadores do ILZB no Rio de Janeiro, que realiza ações e ajuda a disseminar o conceito lixo zero pela cidade.

ALINE FERNANDES

Aline Fernandes, 44 anos, é do Mato Grosso, residente no Rio de Janeiro desde 2013, graduada em Engenharia Florestal e Gestão de Hotelaria. 

No MT, trabalhou como analista ambiental, auxiliando auditorias internas, educação ambiental e elaborou projeto piloto que contemplava o manejo de resíduos e hortas comunitárias denominado “Linha Verde”. 

Atuou como analista de licenciamento ambiental no órgão regulador e, desde lá, estuda sobre sustentabilidade e gerenciamento de resíduos (Tem certificado do curso auditor líder NBR ISO 14001). 

Em sua segunda formação (gestão de hotelaria), acreditando na enorme carência deste segmento em sustentabilidade, escreveu o artigo “ Os desafios da segurança de alimentos e da gestão de resíduos em um meio de hospedagem no Rio de Janeiro - RJ.” 

É consultora ambiental e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) no Rio de Janeiro junto ao Coletivo Lixo Zero RJ, apoiando e disseminando o conceito lixo zero.

Halan Clemente

Trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cubatão.

 

Tem por objetivo proporcionar e fomentar níveis de discussões que tangem a evolução das gestões dos resíduos sólidos.

Leandro Bronzato Guimarães

Possui formação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA - 2010) e pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2012). É Especialista de Serviços Tecnológicos na Firjan. Atuou no poder público municipal com os requisitos técnicos e operacionais para gestão do sistema de destinação de resíduos sólidos urbanos e, em empresas privadas, atuou no desenvolvimento de soluções sob medida para redução, reutilização, reciclagem e destinação de resíduos sólidos urbanos e resíduos industriais em aterros sanitários e plantas de coprocessamento.

 

Comissão Organizadora

Apoio

Galeria de Fotos

1/2
 

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para encontro.inov.grs@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now